Quem nunca ouviu o ditado que diz que é um enorme perigo “colocar todos os ovos na mesma cesta”? Esse princípio vale também para os seus investimentos, principalmente com a crise econômica e política em que o Brasil está mergulhado. Em meio a tantos escândalos, somados à inflação e à taxa Selic cada vez mais altas, não sabemos o que pode acontecer.
Para fugir do risco Brasil, uma excelente forma de diversificar seus investimentos de maneira segura é abrir uma conta em outro país, de preferência em países de primeiro mundo, com democracia consolidada e que estejam vivendo uma boa fase econômica. É o caso dos Estados Unidos, a maior economia do mundo. Também temos a nosso favor a boa relação do país com os brasileiros. Além disso, quem investe lá investe na moeda mais forte do planeta, que é o dólar, o que representa segurança e tranquilidade para você e sua família. Como se não bastasse tudo isso, você ainda foge da inflação.
Principais vantagens:
- Quem abre uma conta internacional tem a oportunidade de viajar comprando dólar barato. Isso porque o cliente tem acesso ao dólar comercial, cuja cotação é muito mais baixa do que a do turismo. O investimento com conta fora do Brasil permite que o envio de dinheiro para pagar as despesas de viagem seja caracterizado como uma operação comercial.
- O imposto também é muito mais barato, pois você deixa de gastar 6,38% de IOF para pagar apenas a taxa de 0,38% referente à operação comercial. Vale lembrar que existem aplicações no Brasil que, se descontada a inflação, nem isso rendem! Um exemplo é a famosa poupança.
- Você poderá comprar dólar em grandes quantidades quando a cotação cair, o que permite fazer uma reserva e evitar a compra em períodos de pico.
- O dólar é a moeda mais forte do planeta, com uma taxa de inflação média de 0,5%, enquanto a do Brasil foi 10,76% em 2015. Ou seja, investir em dólar é ter uma inflação 10 vezes menor que a do Brasil, além da segurança americana e o respaldo histórico do país.
- Diversificação! Sair do risco Brasil tirando uma pequena porcentagem do seu patrimônio e investindo em economias fortes com estabilidade política e rating internacional AAA.
Há algum tempo atrás, era muito difícil para estrangeiros conseguir a proeza de investir fora, porque as limitações impostas pela língua e pelos altos valores exigidos pelas instituições financeiras atuavam como barreira.
Hoje, o cenário mudou. As empresas identificaram essa demanda e agora existem diversos setores que trabalham com tradução simultânea. Buscando um melhor atendimento para os seus clientes, algumas delas também transferiram funcionários brasileiros para suas sedes nos EUA.
Então, vamos para a prática: o que podemos ganhar com isso? De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação nos últimos 12 meses acumulou em 9,49%, o que significa que seu dinheiro está valendo menos a cada dia que passa. E suas aplicações também! Afinal, para você saber o ganho real dos seus investimentos, é necessário descontar dos juros estabelecidos o percentual da inflação.
Vou lhe dar um exemplo: se você tem 100 mil reais aplicados em LCI, rendendo no máximo 13,75%, ao descontar a inflação anual de 9,49%, obtém um ganho REAL de 4,26%. Para piorar, corre os riscos econômicos e políticos decorrentes da crise atual. Com as taxas de juro cada vez mais altas, não sabemos o que pode acontecer e, infelizmente, o Brasil é um país com histórico comprometedor. No momento, poucos investimentos estão conseguindo dar algum retorno real aos clientes.
O único investimento que não perdeu para a inflação foi o dólar! Só essa aplicação trouxe benefícios reais para o investidor, proporcionando-lhe rentabilidade, estabilidade e SEGURANÇA. O dinheiro perdeu mais valor do que rendeu no banco. Por isso, sempre aconselho meus clientes a serem prudentes e aplicar uma boa parte dos seus investimentos em dólar. Em momentos de insegurança, esta é uma excelente saída!
Obs.: caso tenham um maior interesse sobre o tema, favor preencher o formulário abaixo. Sou consultora de investimentos, trabalho com abertura de contas internacionais e posso ajudar! Dúvidas também podem ser deixadas nos comentários.